A Lenda do Morro Botucaraí

Morro das Capoeiras MongePor Saul Guterres

 

Muitos mistérios rondam este morro, que está situado na cidade de Candelária no interior do Rio Grande do Sul.

E muitos historiadores já tentaram decifrar o que de fato ocorreu lá, mas ainda assim varias histórias  surgem por aí.

O que se sabe é que esse morro já foi habitado por inúmeras tribos indígenas e segundo os moradores locais, ainda é possível escutá-los durante a noite. E foi também o esconderijo do famoso Monge Agostini que desapareceu misteriosamente.

Porém a lenda que vou contar a vocês ocorreu por volta de 1850, quando um grupo de garotos resolveu escalar o morro e acampar sobre o topo.

 

Conta-se que em um final de semana eles saíram bem cedo, pois o dia estava muito bonito e começaram a escalar o morro lentamente e quando estavam já na metade da escalada, um deles disse que ouvia passos e pensaram que poderia ser mais alguém escalando o morro.

Os barulhos encerraram e eles continuaram sua aventura. De repente o tempo foi fechando e sem nenhuma explicação começou a chover muito forte.

Os barulhos novamente voltaram e pareciam ser desta vez gritos em outras língua que os garotos não sabiam distinguir. Então como o grupo não podia voltar, eles resolveram sair dali e ir até o topo pra esperar a tempestade parar.

 

Quando chegaram no topo, algo terrível aconteceu.

Na caverna que ficava ao topo os garotos procuraram abrigo e ficaram até a noite lá esperando incansavelmente a tempestade passar. Como ela não passava eles resolveram dormir. A noite foi ficando mais perigosa e um cheiro de ervas, misturado a sangue começou a exalar sobre ar, fazendo com que os garotos logo adormecessem.

 

Quando amanheceu só um dos garotos estava na caverna. Os outros haviam sumido misteriosamente. Ele então saiu desesperadamente procurar seus amigos, mas não obteve sucesso. Ele procurou por mais um dia seus amigos até retornar a cidade com a triste notícia. Logo após esse ocorrido toda cidade fez buscas pelo morro mas nunca encontraram se quer um rastro dos outros garotos.

 

 

O menino sobrevivente ficou tão trastornado com esses fatos que enlouqueceu em sua casa, passou a ter crises de pânico e dizia ver seus amigos chamando ele do morro. A família dele conta que em uma noite de lua cheia ele subiu novamente o morro dizendo que iria ver seus amigos novamente. Então ao chegar lá entrou na caverna e nunca mais saiu de lá.

Contam que ele virou o misterioso Monge do Botucaraí. A única coisa que se sabe é que ele jurava que no topo do morro seus amigos apareciam. Mas com o tempo ele também sumiu do morro e o que ficou foi uma gruta onde as pessoas acreditam que existe uma água milagrosa, onde muitos dizem  que foi criada pelo Monge.

Desde então muitas pessoas frequentam este morro para encontrar o Monge, alguns disseram ouvir ele rezando, outros disseram ouvir ele chorando.

Mas a história dele…

Bem, eu contarei a vocês uma outra hora!!!

 

Fim?

Gostou? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s